Um ano inesquecível

Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanha.

Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

Composto por quatro estações, a vida é uma montanha que russa e precisamos aprender a lidar com vários momentos. Em Um ano Inesquecível, conhecemos a vida de Mabel, uma garota que só queria passar a ultima semana de férias ao lado das amigas no sítio e ter a chance de ficar com o menino que ela gostava, mas ao invés disso, foi obrigada a ir pro Chile com seus pais.

A primeira história foi escrita por Paula Pimenta e é a melhor para mim. Um pouco clichê, mas totalmente fofa e com momentos de lição e superação, enquanto a neve cair, conta a história de uma menina, que durante a sua viagem forçada, aprendeu a ver beleza e achar amizade onde não queria, mas acima de tudo, aprendeu a amar e ser amada, e não correr atrás de quem não estava ai para ela.

O final é ainda melhor, porque mostra, um ano depois, como o mundo da voltas e as mudanças acontecem. Mabel aprendeu que não se corre atrás do amor, e que a distância não é um problema para quem gosta tudo é possível para quem acredita.

Babi Dewet conta a história de uma jovem que tem seu futuro controlado pelos seus pais, e não sabe mais se é seu sonho ou esta vivendo o sonho deles. E de um menino que veio de outra cidade para estudar o que realmente gosta, e canta na Avenida mais movimentada da cidade para arrecadar dinheiro aos que precisam.

Anna Julia e João Paulo, dois jovens diferentes que ao som dos sentimentos mostram o que realmente querem. Ela é certinha e não gosta de música, ele nunca ouviu um podcast na vida e vive sozinho em uma grande cidade. Tudo o que esses dois têm comum é a grande e movimentada Paulista, no qual, faz parte do dia-a-dia deles, ao menos durante o outono.

Por causa de uma musica e raiva por ela, à conversa surge entre eles. Uma amizade cresce e um castigo acontece. A história menos clichê das quatro, é a única que me deixa com raiva no final, apesar de eu ter achado bem fofo, já que não tive a certeza se eles realmente ficam juntos ou não.

A primavera é tão linda e magica, as flores deixam tudo mais colorido e harmonioso. Porém, a vida de uma adolescente terminando a escola é tudo, menos harmonioso e colorido, mas, a magia acontece quando menos se espera.

Bruna Viera conta à história de Jasmine aprendendo sobre a única matéria no qual precisa de pontos para conseguir se formar. Os adultos controlam a vida de seus filhos e alunos na mesma intensidade, e Jas teve que fazer reforço com o pior dos professores para que assim, talvez, conseguisse entender a matéria para a prova final.

Davi é apenas um estudante de Engenharia, mas está disposto a ser um professor de matemática. A matemática das flores acontece sem Jas perceber, e enquanto vida na escola fica uma confusão, a vida matemática esta melhorando.

Por causa de inveja e implicância, Davi e Jasmine enfrentam um grande problema, mas como na vida ninguém é feliz sozinho e sem ajuda dos pais e amigos, Jas aprendeu que pode ser independente e ainda precisa de ajuda para resolver alguns problemas. E melhor, para reencontrar quem conseguiu o grande milagre.

Encerrando os contos, e trazendo um grande romance de verão, a minha segunda história amada. Thalita Rebouças nos conta um romance de carnaval, no qual três amigas de infância mostram seus sonhos e os realizam.

A fama não é para todos, principalmente para quem não consegue lidar com atenção e não as quer. Ao acordar, Flávia recebe uma bomba, e fica ainda mais decepcionada ao saber a verde de seu amor de carnaval.

Não foi totalmente verdadeiro com ela, Guima sofre com os últimos acontecimentos. Inha aprendeu que amor é doloroso, mas é preciso escutar o outro e não tirar suas próprias conclusões. Além de esquecer seu antigo amor, Inha conseguiu ser feliz e após cinco anos ainda o ama cada dia mais. Afinal, quem demonstra amar daquela forma, e expor seus sentimentos tão aberto assim, merece um grande sim.

Quatro contos diferentes, mas todos de adolescente. A vida é complicada desde sempre, nossos pais acham que é fácil ter toda essa pressão e visão de futuro, mas não é.

Mabel, Anna Julia, João Paulo, Jasmine e Flávia aprenderam e superaram seus medos e decepções, mostraram o que queria e aceitaram a vida como tinha que ser. É um grande livro, de grande autoras.

Share this:

Comentem aí