A Formatura

“O fim da ignorância, o começo da esperança. ”


Sinopse:O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.

Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências - se for preciso.

Será que seus colegas a seguirão para a batalha final?

O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas?

Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego! 

O símbolo da revolução foi criado, mas saber em quem confiar agora e como tudo ira terminar. 

Muitas vezes queremos acreditar no que está em nossa frente. Aprendemos que a vida é estudar e se formar, crescer e aprender que é muito mais que isso é a parte mais difícil que temos que enfrentar.

Quando era criança, aprendeu que tinha que estudar, precisava tentar seguir seu sonho e ir para a faculdade, que o governo e tudo o que estavam fazendo pelo país era o certo, queria ajudar, fazer parte dessa história. Mas nem tudo na vida é como queremos, e Malencia Vale aprendeu isso de uma forma dolorosa.

Recebeu a dica de não confiar em ninguém, dica essa que ignorou mais vezes do que podia contar. Confiou e pagou caro por cada uma das vezes, por mais que não tenha acabado em morte, Cia tem uma cicatriz para cada vez que não escutou o conselho de seu pai.

Foi escolhida para o teste, esse que com o passar das fases, descobriu que não era uma simples prova, e sim, morte para aqueles que não respondiam certo. Que tipo de teste era esse que a cada fase acabava com a vida de muitos de suas crianças? Ela não sabia, mas estava apenas no começo de tudo.

Passar pelo Teste já foi difícil, enfrentar o que estava por vir, era ainda pior. A Formatura, traz os desfechos, surpresas e revelações que ninguém esperava. Ali é onde tudo acaba, uma missão foi dada, e está nas mãos de uma adolescente de 16 anos acabar com um projeto de gerações.

Mas uma vez ignorando o conselho de seu pai, Cia confia nas pessoas, por mais que não saiba se pode fazer isso 100%, mas ela sabe, que essa missão, não poderá ser cumprida sozinha ou com o Tomas lhe ajudando.

No segundo livro, a heroína descobriu que seu irmão estava por perto, e com ajuda de Zeen, Cia sabe que pode seguir com o plano, até a página dois. Muitas coisas acontecem, surpresas que deixam Vale sem saber no que acreditar, pior, em quem acreditar.

Tem ação, romance e muita morte, acima disso, tem a confiança no outro, e no governo que está à frente. Podemos não concordar, mas saber que as vezes certas coisas são necessárias. Confiança nas pessoas é muito importante para que uma convivência possa progredir, mas, confiar em você mesmo e em seu julgamento é o que te faz seguir em frente.

Sempre confiando em si mesmo e nos seus valores intrínsecos, Malencia enfrenta seus problemas de frente, por mais que queira fugir. Ela mostra que tem força e a tira de sua família, no amor e na vontade de proteger aqueles que ama.

É uma distopia, e como todas as outras, tem seus pontos baixos e altos. Aqueles que te fazem questionar o porquê de continuar a ler, e mostra que cada um tem uma forma de pensar. Tristeza muitas vezes nos motiva a continuar, e com ela, e a perda daqueles que chegou a chamar de amigos, Cia continua e conclui a missão que lhe foi dada, confia naquele que jurou ser o maior vilão (ã) da história e aprende: Confiança requer tempo, e as vezes, nem o seu cargo no poder requer confiança.


Autora: Joelle Charbonneau é a autora da trilogia e distopia O Teste. Não é muito conhecida. Seus livros não vendem muito. 

Share this:

Comentem aí