As Provações de Apolo: Profecia das Sombras

Sinopse: Não basta ter perdido os poderes divinos e ter sido enviado para a terra na forma de um adolescente espinhento, rechonchudo e desajeitado. Não basta ter sido humilhado e ter virado servo de uma semideusa maltrapilha e desbocada. Nããão. Para voltar ao Olimpo, Apolo terá que passar por algumas provações. A primeira já foi: livrar o oráculo do Bosque de Dodona das garras de Nero, um dos membros do triunvirato do mal que planeja destruir todos os oráculos existentes para controlar o futuro.

Em sua mais nova missão, o ex-deus do Sol, da música, da poesia e da paquera precisa localizar e libertar o próximo oráculo da lista: uma caverna assustadora que pode ajudar Apolo a recuperar sua divindade - isso se não matá-lo ou deixá-lo completamente louco.

Para piorar ainda mais a história, entra em cena um imperador romano fascinado por espetáculos cruéis e sanguinários, um vilão que até Nero teme e que Apolo conhece muito bem. Bem demais.


Nessa nova aventura eletrizante, hilária e recheada de péssimos haicais, o ex-imortal contará com a ajuda de Leo Valdez e de alguns aliados inesperados - alguns velhos conhecidos, outros nem tanto, mas todos com a mesma certeza: é impossível não amar Apolo.

Ele voltou, Lester – Apolo- embarcou em sua segunda missão nesse século para conseguir provar que merecer sim ser um dos 12 deuses Olimpianos, e dessa vez, com ajuda de Calipso e Leo Valdez –não peço desculpas pelo spoiler, vão ler Sangue do Olimpo- o deus do Sol desembarca em Indianópolis, pois é a cidade de seu sonho.

Traído, sem poderes, com sonhos o atormentando, e sem saber muito bem como funciona missões, Apolo já chega na cidade enfrentando um dos monstros mais estranhos que poderia existir. Mas sem ajuda, não somos nada, certo? Ainda mais quando se é um Deus em um corpo humano, sem poderes e a menor noção de luta.

São algumas revelações e muitas magoas a cada página. Aprendemos com o Percy e a Annie que não devemos dizer os nomes de certos monstros, pois é perigoso e isso chama a atenção, bem, a Meg precisa aprender essa regra urgente, assim como Apolo precisa aprender a lutar.

Fora da ilha e vivendo sempre em risco, Calipso aprendeu o que é viver de verdade, sem ser na magia e na imortalidade. Mortal e namorando um dos semideuses mais engraçadinhos, a filha de Atlas está aprendendo a conviver com esses novos riscos e consegue se virar mais em batalha que nosso querido deus do Sol. Parece que o Tio Rick não quis deixar a menina como uma figurante em duas séries e trouxe ela de volta em As provações de Apolo.

Leo Valdez não precisa de muito para provar a que veio, em 5 livros sabemos do que é capaz, e no ultimo ainda nos dá um belo de um susto.

Em As Provações de Apolo: Profecia das Sombras, conhecemos um pouco mais da mitologia greco-romana, e sobre os oráculos que existiram antes de Delfos, afinal, essa é a missão do nosso solzinho.

O livro tem um bom enredo –claro né, mitologia e tio Rick- mas ainda assim conseguiu ser um pouco chato. Não consegue ser tão chato quanto Mar de Monstros e Sangue do Olimpo, mas conseguiu entrar para a lista.

Por mais que seja interessante o assunto, tem algumas partes bem chatas, entre elas, quando o personagem principal fica falando de como é um pensamento de um deus e ali percebemos que realmente, essas pessoas só pensam neles mesmo, mas não 100%.

Meg volta para a vida do nosso mais novo herói, mas não sei se consigo ficar muito feliz com essa volta, tenho medo de me enganar de novo com ela e acabar ficando brava por isso, já que traição de personagem já virou rotina nesses livros.

Uma nova profecia foi revelada, um oraculo teve sua promessa cumprida e um personagem das antigas teve sua volta revelada, apesar que, não acredito que bem mais de um personagem antiga, um lugar está de volta para aterrorizar a todos, afinal, não tinha sido destruído?

O terceiro livro ainda não chegou, mas apesar de tudo, nos deixa com curiosidade para saber o que vai acontecer com nossos heróis e se Lester voltará a ser um deus ou ficara por mais tempo como humano. 


Autor: Rick Riordan é um dos principais autores para o público jovem da atualidade. Já vendeu no Brasil mais de 5 milhões de exemplares de seus livros. Além de Magnus Chase e os deuses de Asgard, sobre mitologia nórdica, Riordan assina as séries Percy Jackson e os olimpianos, Os heróis do Olimpo e As provações de Apolo, inspiradas na mitologia greco-romana, e As crônicas dos Kane, que visita deuses e mitos do Egito Antigo. Com milhares de seguidores no Twitter e no Facebook, Rick mantém um diálogo constante com os fãs brasileiros.(Site saraiva)

Share this:

Comentem aí