13 reasons why

"Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade. ” Um rumor por acabar com uma pessoa."

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Dizem que adolescente é aquela fase chata, sempre brigando, se escondendo, mudando de gosto e jeito, afinal, somos adolescentes e nunca temos um motivo para certas mudanças, certo? Errado. Quem vive do outro lado, sabe mudanças nessa fase sempre é uma reação de uma ação.

Complicados ou não, somos incompreendidos e sempre criticados. Por mais que seja para o “bem”, nos criticam e fazem nós seguirmos certos padrões, mesmo que não gostemos, afinal, o que sabemos da vida? Nada, certo? Errado.

Os 13 porquês é bem mais que uma série simples. Existe suas cenas pesadas (se achar demais, não assista) e as que são mais leves, mas são vidas de um adolescente. Nem sempre todos passam por isso, ou por nem todas essas cenas, mas nós meninas, sabemos um pouco mais sobre isso.

Esta série retrata o porquê de Hannah Baker ter decidido se matar. Muitos adolescentes acabam com suas vidas e nem um porque deixam, bom, ela deixou 13. Separado em sete fitas, e marcados com números, o Lado A e B vem contando a história de um personagem, este personagem “não” sabe o que fez, mas se está ali algum motivo forte teve.

"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play."

No começo você fica: mas gente, sério? Desnecessário, tanta a ação quanto a reação. Mas quem vive, sente o peso do que poucas palavras podem causar. Justin, Jéssica, Alex, Tyler, Courtney, Marcus, Zach, Ryan, Sheri, Clay, Bryce e Porter são os causadores dessa dor, cada um vem uma história totalmente diferente da outra e que suas ações em conjunto, levou a morte de Baker. Mesmo umas ações separadas, esses personagens acabam se juntando ou fazendo parte um da história do outro.

É difícil, dizem que pessoas assim merecem uma surra, mas gente, é bem mais que isso. Elas apenas precisam se sentir amadas, com amigos de verdade, não de pessoas que estão fazendo algo com um proposito ruim depois.

A demora de Clay para escutar pode irritar muitas pessoas. Mas eu entendi, eu demoraria também, afinal, se estou escutando isso tem uma razão, e saber que posso ser o causador, é muito ruim. Clay escuta um lado por episódio, e cada uma das vezes fica mais revoltado, querendo justiça para os acontecidos. No livro ele demora apenas 1 noite para escutar, e não sabe como vai agir no dia seguinte ao encontrar com seus colegas de fita, na série, ele confronta todos que pode, quer que mudem.

Na primeira fita Hannah avisa, existe copias, e se as duas regras não forem seguidas, essas copias serão soltas para todos escutarem. 1: Escutar; 2: Passar para o seguinte ao seu nome. Fiel ao livro, a série mexeu com muitas pessoas e as deixou ainda mais conscientes de seus atos e do que possam causar com eles na vida de outras pessoas.

As mudanças nem foram ruins, e conseguiram fazer muitas perguntas surgirem, e com isso, teremos uma season 2, então, se você ainda não assistiu, não se preocupe as perguntas serão respondidas. Temos um passado e um presente, os acontecimentos são mostrados, e a cada porque, vai piorando –não pensei que seria tanto assim.

Ao ler o livro, achei algo normal, sem muita ação. Receber as fitas já emoção o suficiente, mas ainda assim, não existia muita coisa para se sentir. Mas ao assistir, você se sente mais na história, está ali com a Hannah e o Clay e sabe que por mais que eles tenham sofrido, alguns se arrependem do que fez, mesmo sendo tarde demais para quem era preciso.

Crianças não devem assistir, não são cenas que devam ver, mas se você tiver 13 anos, assista e seja consciente com suas ações. É uma boa série, bem formulada e fiel e mesmo todo mundo já tendo assistido, assista quantas vezes for preciso.

O livro não pode ser encontrado nas livrarias, está esgotado, só sob encomenda agora, por isso, perguntem aos amigos se eles têm e conheçam as mudanças ocorridas. Entre elas, senti falta do mapa, apesar de parecer que ele segue o “mapa” eu senti falta dele procurando ou dela falando nos áudios.

"Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros." 

Pensar, agir, falar e ser o que você é..difícil na idade que ninguém acredita que possa ser algo. Não se deixe abater, tenham amigos e conversem com seus pais sobre seus sentimentos. Não compensa perder a vida, por mais difícil que seja.


Autor: Jay Asher é um escritor americano. Seu livro mais conhecido e polemico é Os 13 Porquês. O livro foi publicado em 2007 e em 2017 se tornou série na Netflix. 

Share this:

,

Comentem aí