As provações de Apolo: O Oráculo oculto

Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Sempre tem aquela saga ou aquele livro que te marca para sempre. Aquele que a cada linha, página e capítulo consegue ser cada vez mais mágico e encantador. Te prende na história sempre de uma forma diferente. E os sorrisos ou lagrimas que são tiradas de você...sempre deixa aquela marca especial.

Rick Riordan está de volta, e dessa vez, ele traz com ele As Provações de Apolo. Para conseguir entender esse livro, você tem que ler as duas sagas anteriores, Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo. Porque mesmo sem querer, são sagas complementares uma das outras.

A primeira saga conta a história de Percy Jackson que se descobre nesse mundo mitológico, e passa 5 livros vivendo aventuras diferentes, para no final, ter uma única explicação. O final de Ultimo Olimpiano (5 livros da saga) acontece uma surpresa, que tem ligação com a segunda saga Heróis do Olimpo. Ninguém esperava, mas o acontecimento final de O Sangue do Olimpo (5 livros da saga) tem ligação com o primeiro de As Provações de Apolo. Por isso é importante ler todos, se não, é capaz de ficar perdido e ganhar spoiler ainda.

Essa nova saga do nosso querido e amado Tio Rick, traz a história do Deus do Sol (conheçam um pouco da mitologia também) Apolo. E a cada página é visível o quanto ele muda. Os antigos personagens estão de volta, e mais uma vez aprendemos que não devemos confiar sempre nas pessoas, elas não são o que pensávamos que fossem.

Eu confesso que queria meu Herói de volta, mas eu entendo tanto a promessa feita, tanto o que esta por vir. É hora de mostrar que a outras pessoas nessa história que sabem ser os heróis que precisamos. Um casal é confirmado, e devo confessar: Eles são muito fofos e cômicos. Assim como novos personagens aparecem, e antigos são citados. É uma nova missão, com explicações para a primeira guerra. Novas surpresas e amizades.

O Oráculo Oculto revela muitas coisas que nem imaginávamos, e nos faz querer mais. Para quem leu a primeira saga do Rick, vai amar essa. Parece que estou lendo PJO de novo. Escrita fácil, história, engraçada e uma delícia de se ler. Esse é apenas o primeiro, acredito eu que serão 5 como as outras.

O livro mostra que nosso querido oraculo não está mais fazendo sua missão, que não só ele está com problemas, como a ligação entre os acampamentos, e com os semideuses fora deles. Acampamento vazio, desaparecimentos, nosso deus do Sol, não é mais deus e ainda terá que mostrar que digno de ser. Pois ele foi culpado pelos acontecimentos passados -e deixando claro, eu acho que ele é culpado mesmo.

Realmente, foi uma surpresa quando eu li. E não foi uma triste, espero ansiosamente pelos outros, e curiosa para saber o que Tio Rick está reservando para nós. AAh, no livro tem cada citação ao Brasil, coisa mais fofa.

Lembre-se: Profecia sempre tem duplo sentido, cuidado com elas


Autor: Rick Riordan é um dos principais autores para o público jovem da atualidade. Já vendeu no Brasil mais de 5 milhões de exemplares de seus livros. Além de Magnus Chase e os deuses de Asgard, sobre mitologia nórdica, Riordan assina as séries Percy Jackson e os olimpianos, Os heróis do Olimpo e As provações de Apolo, inspiradas na mitologia greco-romana, e As crônicas dos Kane, que visita deuses e mitos do Egito Antigo. Com milhares de seguidores no Twitter e no Facebook, Rick mantém um diálogo constante com os fãs brasileiros.(Site saraiva)

Share this:

Comentem aí